Gerenciar os pedidos e recebimentos de materiais e seu estoque é uma função muito importante, mas apenas isso não basta para garantir uma boa produção na construção civil.
A falta de uma boa gestão de estoque em uma empresa, como avaliar a localização do depósito, por exemplo, afeta diversas questões.
A ausência de um controle no estoque ocasiona perda de produtividade na construção civil, afinal, muitas vezes o funcionário acaba tendo que se deslocar para ir buscar materiais no depósito durante o expediente, diminuindo o rendimento e o desenvolvimento da construção.
É importante ressaltar também, que quanto menos rendimento durante o dia, maior é o prejuízo financeiro.
Outro grande problema ao não se preocupar com o gerenciamento de estoque são os acidentes de trabalho. Materiais ou resíduos nos locais de passagem aumentam as chances de tropeços, deslizes ou escorregadas nos canteiros de obra.
Por isso, é necessário avaliar o local de armazenamento ao pensar no planejamento e na logística da empresa.
Para fazer um controle de estoque, basta responder algumas questões que resolverão os problemas de transporte, trânsito de funcionários e espaço de produtos, além respeitar a legislação.
- Quais materiais serão recebidos na obra?
- Qual será a frequência de recebimento?
- Em que quantidade eles chegarão à obra?
- Quando e onde serão usados?
- Quais são as datas exatas em que eles irão chegar?
A partir daí, o gestor da empresa terá conhecimento para definir o melhor local para guardar os materiais e como será a logística para recebe-los.
Esperamos ter ajudado com essas dicas. Caso você queira acrescentar algum ponto, basta falar conosco pelos comentários.
Até a próxima!
0 comentários