Inovação: Tijolos para armazenamento de energia

Um estudo da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, descobriu como utilizar tijolos para fornecer e armazenar eletricidade. Os cientistas modificaram um tijolo vermelho comum para que ele pudesse alimentar uma luz LED verde.

A prova de conceito para um “tijolo inteligente” revelou que a tecnologia pode ser ajustada para ter aplicações práticas. Em entrevista à Vice, o coautor do estudo Julio D’Arcy, professor assistente de química da universidade, disse que o objetivo é conseguir incorporar o tijolo em uma casa, por exemplo.

A técnica, publicada na revista científica Nature Communications, usa como princípio básico o aquecimento dos tijolos no vapor de um composto ácido não especificado. Os tijolos possuem hematita, um óxido de ferro que dá ao bloco sua cor vermelha amarronzada característica. Quando o material é exposto ao ácido, a hematita é dissolvida. Então os pesquisadores adicionam algumas fibras condutoras e, ao final, surge como produto da reação o polímero 3,4-etilenodioxitiofeno, capaz de armazenar e conduzir eletricidade.

“Os tijolos revestidos com PEDOT são blocos de construção ideais que podem fornecer energia para iluminação de emergência,” disse D’Arcy. “Imaginamos que isso pode se tornar realidade quando você conectar nossos tijolos com células solares – isso poderia levar 50 tijolos próximo da sua capacidade de carga. Esses 50 tijolos permitiriam acender a iluminação de emergência por cinco horas.”

Informações retiradas de: istoedinheiro / inovacaotecnologica / super.abril

Foto: The D’Arcy Laboratory in Washington University in St. Louis/Divulgação

Comentários

0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?