Entenda como fazer os cálculos
O primeiro passo é se certificar de que os cálculos têm como base a mesma unidade de medida. Assim, se a área for medida em centímetros, da mesma forma deve ser a quantidade de pisos ou azulejos.
Em geral, as áreas são calculadas em metros quadrados assim como as cerâmicas. Com um pouco do raciocínio lógico e o mínimo de conhecimento matemático, dá para tirar de letra cada medida.
Outro detalhe importante é que, após concluir a metragem exata da cerâmica, o recomendado é aumentar cerca de 10%, referente a possíveis perdas e a quantidade necessária para fazer o rodapé. No caso de aplicação na diagonal, devem ser acrescentados 20%.
Descubra a quantidade de piso
Essa pode ser a etapa mais simples quando o assunto é acabamento cerâmico, pois, para chegar ao resultado, basta calcular a área do cômodo. É como calcular as áreas das figuras geométricas, geralmente, em forma de quadrados e retângulos.
A única complicação é o tamanho dos rodapés. Você deve lembrar-se de excluir esses centímetros da sua conta ou estar preparado para fazer alguns cortes no piso antes de colocá-lo. Se o lugar já possui rodapés, sua medida já sairá correta. Se a instalação desse acabamento for parte do trabalho, basta cortar os excessos do piso na hora de colocá-los.
Então, basta multiplicar o comprimento x largura. Daí, o resultado já será obtido em metros ou centímetros quadrados. Para ver se ficou clara a explicação, vamos utilizar exemplos com números inteiros!
Se você quer colocar o piso em uma cozinha com 4 metros de largura por 5 metros de comprimento, terá que fazer uma rápida operação de 4 x 5. A conclusão será de 20 metros quadrados de cerâmica.
Defina o revestimento necessário para paredes
Agora que você já viu que não é um bicho de sete cabeças calcular a área do piso, vamos calcular a metragem de cerâmica para o revestimento das paredes? O resultado pode assustar um pouco, pois, nesse caso, será necessário somar o comprimento de todas as paredes e multiplicar pela altura.
Parece complicado? Mantenha a calma e vai perceber que pode ser bem fácil! Que tal revestir a cozinha de 4 metros por 5 metros? Isso quer dizer que temos duas larguras de 4 metros e dois comprimentos de 5 metros.
A soma desses lados, que será o perímetro da área da cozinha, será multiplicado por 2,60 metros, a altura média dos imóveis. Ou seja, 18 metros de perímetro. Multiplicando pela altura, teremos 18 metros x 2,60 metros, com resultado de 46,8 metros quadrados a serem revestidos. Você ainda pode deduzir a área de portas, básculas e janelas.
via.veronamc
Até a próxima.
0 comentários