O tijolo cerâmico tem um amplo uso na construção civil e um baixo impacto ambiental. Nesse viés, é interessante conhecer a origem do material e suas particularidades. Confira algumas informações que separamos sobre o início da sua produção.
Os primeiros relatos sobre a utilização de tijolos cerâmicos datam 7500 a.C na região do Oriente Médio. Naquele período os tijolos eram um avanço na construção, pois permitiam edificações com maior resistência e durabilidade, principalmente em questão de temperatura e umidade.
A ampliação do seu uso também aconteceu pela escassez de madeira e rochas, materiais que eram bastante utilizados nas construções daquela época. Uma curiosidade é que os tijolos eram unidos por meio de betumes e palhas. Hoje, é comum o uso da argamassa para essa função.
Muito tempo depois, após a expansão e evolução do material, a revolução industrial também afetou a confecção de tijolos, de pequenas oficinas para fábricas enormes. Essa mudança diminuiu custos da fabricação e facilitou a produção em larga escala.
Hoje, a área de produção cerâmica possui várias padronizações, certificações e procedimentos para oferecer um produto de alta qualidade com responsabilidade ambiental.
Conheça o trabalho da Cerâmica TupiGuarani, são mais de 50 anos no mercado com uma produção de mais de 6 milhões de peças por mês.
Siga também nas redes sociais
Até a próxima.
0 comentários